Conheça Nossos Cursos e venha estudar com a gente!

Curso de marketing da Etec de São José dos Campos

O estudante vai aprender que marketing é mais do que publicidade. É um processo que começa por entender as necessidades do consumidor para desenvolver produtos, serviços e ideias que serão comercializados. Para estudar esse assunto, o aluno vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, geografia e matemática. O estudante vai aprender a definir o público-alvo de cada produto ou serviço, assim como aprenderá a analisar esse processo de aproximação e troca entre vendedores e compradores. O aluno estudará, ainda, as formas de utilizar as ferramentas de comunicação, como publicidade, telemarketing, promoção de vendas etc. No curso, o estudante vai aprender também a criar logotipos, rótulos e embalagens. Administração de empresas, Legislação (como o Código de Defesa do Consumidor) e Inglês e Espanhol para leitura de textos completam a formação técnica em Marketing.

O que faz o Profissional?

 Pode elaborar pesquisas de mercado para identificar o comportamento do consumidor. No ponto de venda (como supermercados, shoppings, lojas etc.), pode realizar a demonstração de produtos e montar peças e materiais de promoção, além de negociar espaços para melhor expor os produtos que serão vendidos. Pode trabalhar elaborando orçamento para a execução de ações (como promoções, propagandas etc.), calculando quanto se vai gastar para realizar cada uma. O técnico em Marketing pode ainda acompanhar as ações para verificar se os resultados foram positivos ou negativos. Em pequenas empresas, pode criar logotipos, rótulos e gerar conteúdo para as redes sociais

Curso de Logística da Etec de São José dos Campos

Logística é o planejamento do caminho feito por um produto ou serviço até chegar ao cliente de forma organizada, rápida e econômica. Para planejar esse caminho, o estudante vai precisar de conhecimentos de matemática, geografia e física. O aluno aprenderá sobre os processos de compra de matérias-primas, incluindo a escolha dos fornecedores, o registro dos pedidos de compra e o recebimento dos materiais adquiridos. O estudante vai aprender também como se deve movimentar as cargas e os produtos dentro de um estoque para decidir se utilizará, por exemplo, um carrinho ou uma empilhadeira, e como se deve armazenar cada tipo de produto e por quanto tempo. Vai estudar ainda sobre a entrega das mercadorias compradas pelos clientes: como organizar a carga para o transporte, qual a embalagem mais adequada (em caixas de papelão ou madeira, em páletes ou contêineres), qual é o tipo de transporte mais adequado para o produto e para o cliente (caminhões, embarcações, trem ou avião), e quais são as principais rotas que podem ser utilizadas. Além disso, o estudante aprenderá sobre os custos envolvidos em cada uma das atividades.


O que Faz o Profissional ?

Pesquisa preços com fornecedores para elaborar orçamentos de compra de produtos e de transporte de mercadorias; controla a entrada e a saída de mercadorias do estoque; confere os produtos recebidos de acordo com a nota fiscal, verificando defeitos, prazos de validades, além de resolver os procedimentos para a devolução dos itens com problema; separa no estoque as mercadorias que foram compradas para serem despachadas; dimensiona as quantidades de cargas e de produtos que cabem em cada tipo de transporte (moto, caminhão, navio, avião) e em cada local de estoque; pesquisa e sugere opções de transporte e rotas conforme a carga; realiza o rastreamento do produto ou mercadoria que está sendo transportado e acompanha o fluxo de entrega para alimentar os bancos de dados da empresa.

Curso de Automação Industrial da Etec de São José dos Campos

A automação é uma tecnologia que utiliza sistemas mecânicos, eletrônicos e computadorizados para a operação e controle da produção industrial. Por isso, física, eletricidade e cálculo são disciplinas fundamentais para o curso, assim como eletrônica analógica e digital.

O aluno vai aprender a programar máquinas e microcontroladores, que são microprocessadores especializados para automação e controle de processos industriais. Estuda também o funcionamento de máquinas elétricas e das instalações elétricas industriais, além da aplicação dos conhecimentos de robótica e robôs para automatizar e otimizar a produção.

A automação permite aumentar a eficiência e a produtividade, melhorando a competitividade. Os cursos Automação Industrial e Mecatrônica Industrial têm semelhanças. No entanto, enquanto Mecatrônica Industrial dá mais ênfase à mecânica, Automação Industrial tem foco na eletrônica.

O que Faz o Profissional ?

É responsável por definir e desenvolver soluções sem a interferência humana – ou seja, com uso de máquinas. Realiza automações nos mais variados sistemas industriais, desde um simples equipamento até a automatização de toda planta fabril. 

O tecnólogo vai determinar, por exemplo, se é necessário utilizar uma esteira para transportar produtos de um ponto a outro da fábrica ou um braço mecânico para realizar tarefas de precisão. O profissional trabalha para a modernização dos processos, planejando e supervisionando a instalação de equipamentos de automação e sua manutenção. Pode atuar também na programação de máquinas.

Curso de Desenvolvimento de Sistemas da Etec de São José dos Campos

A matemática, em especial raciocínio lógico e cálculo, é necessária para que o aluno aprenda a otimizar computadores e a desenvolver softwares. O aluno recebe noções sobre Bancos de Dados, sistemas baseados em web (como serviços bancários pela internet) e programação distribuída, que conecta computadores em rede para que funcionem como se fossem um só computador.

Administração, contabilidade, economia, estatística e inglês também fazem parte do currículo. Além disso, habilidades para leitura e interpretação de textos são fundamentais para o aprendizado durante o curso. Hoje, o mercado não aceita mais profissionais que se isolam na frente do computador. As empresas exigem pessoas versáteis, dinâmicas, que saibam trabalhar em equipe e possam ter contato com o usuário final do sistema.

O que Faz o Profissional ?

Cria, projeta, desenvolve e configura programas, softwares e sistemas para inúmeras empresas. Faz auditoria de sistemas para avaliar possíveis erros e falhas. Além disso, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas está apto a prestar consultoria e desenvolver pesquisas.

Curso de Administração da Etec de São José dos Campos

Como funcionam as organizações, desde empresas privadas até ONGs, passando por órgãos públicos, comércio e indústria.  O estudante vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história e geografia para compreender os principais assuntos do curso, como história da administração, evolução das organizações ao longo do tempo, contabilidade, leis que regulam o funcionamento das empresas e redação de documentos. O aluno vai aprender ainda a analisar as chances de um negócio ou produto ser bem-sucedido e o comportamento do consumidor. Estudará também técnicas de atendimento ao cliente, empreendedorismo (iniciativas para realizar novos negócios) e como uma organização planeja alcançar seus objetivos e define suas metas para o futuro.

O que Faz o Profissional ?

O técnico em Administração pode trabalhar em vários departamentos. No setor de compras, por exemplo, pode elaborar pedidos de compra de produtos, cadastrar fornecedores assim como conferir a entrega das mercadorias adquiridas. Na área de produção, pode fazer planilhas de controle de processos e produtos, registrando quais já foram produzidos e em qual quantidade. No departamento de vendas, também pode elaborar planilhas para acompanhar o desempenho das vendas, cadastrar clientes, preencher notas fiscais e gerar boletos bancários. No setor de Recursos Humanos, o técnico pode trabalhar calculando salários e benefícios dos funcionários e auxiliando nos processos de contratação e demissão de pessoal. Em qualquer área, pode atender clientes e fornecedores e redigir documentos, como e-mails, memorandos e atas. 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.